Header AD

Corrupção no Maranhão

Jornal da família Sarney não disponibiliza notícias sobre corrupção

Em matéria sobre aplicativo para celular que reúne reportagens sobre corrupção, publicada pela Folha de S. Paulo, o desenvolvedor de aplicativos Wilson Baraban Filho, idealizador do programa para reunir as notícias publicadas na internet, afirma que o Jornal O Estado do Maranhão, de propriedade da família Sarney, foi o único no país a não disponibilizar informações sobre o tema corrupção. Vai ver o clã Sarney segue à risca o ditado popular segundo o qual não se fala de corda em casa de enforcado.(Via Blog do John Cutrim)
Leia abaixo a íntegra da matéria da Folha de S. Paulo

Aplicativo para celular reúne reportagens sobre corrupção

Em pleno escândalo que levou o ex-senador Demóstenes Torres (ex-DEM) à cassação, em 2012, o desenvolvedor de aplicativos Wilson Baraban Filho decidiu fazer um programa para reunir as notícias publicadas na internet sobre o caso. “Era uma enxurrada. Mais de cem por dia”, conta.

Do volume, surgiu a ideia para criar um aplicativo para iPhone que contabilizasse o noticiário sobre corrupção publicado em veículos de comunicação brasileiros. Foram dez meses para refinar a ferramenta até que ela fosse lançada, em janeiro deste ano, com o nome de “Corruptômetro”.
“Por se tratar de um tema sério, a gente tinha preocupação de fazer um ‘robô’ que realmente funcionasse”, afirma Baraban.

Desde abril de 2012, quando começou a contabilizar as notícias, mais de 12 mil foram encontradas. O mecanismo busca notícias em 15 dos maiores veículos do país, incluindo o site da Folha.

Corruptometro

Tela do aplicativo “Corruptômetro”, que contabiliza notícias sobre corrupção em 15 jornais do país
O usuário pode visualizar através dele as últimas cem notícias de cada site.
Segundo o desenvolvedor, o programa tem uma série de algoritmos que determina se a notícia trata mesmo de corrupção. Ele ressalta que não basta aparecer o nome de um político envolvido em escândalos para ser contabilizado.

Um caso que chamou a atenção do desenvolvedor foi o do jornal “O Estado do Maranhão”, ligado à família Sarney, onde nenhuma notícia sobre corrupção foi encontrada. “Primeiro achei que fosse problema técnico. Mas entro no site deles toda semana e realmente não falam do tema.”
Desde o lançamento, cerca de mil pessoas baixaram o aplicativo na AppStore, a loja virtual da Apple. Baraban ainda pretende lançar versões para iPad e para aparelhos com sistema o operacional Android. (DANIEL RONCAGLIA) _

Corrupção no Maranhão Corrupção no Maranhão Reviewed by Nezimar Borges/ Ana Maria Marat on quarta-feira, março 06, 2013 Rating: 5

SE VOCÊ TEM ALGUMA NOTÍCIA PARA COMPARTILHAR, ENVIE PARA O WHATSAPP (96)98135-3197.


O Diário do Meio do Mundo é um site de jornalismo independente. Contribua para mantê-lo online. Obrigado! Se você não tem uma conta no PayPal, não há necessidade de se inscrever para doar ou assinar, você pode apenas usar qualquer cartão de crédito ou de débito. Para quem prefere fazer depósito em conta: Banco do Brasil; Agência: 2825-8; CC: 219.880-0.


Post AD