Header AD

Camilo quer apuração sobre causas do acidente que teve vítimas em Santana

Governador quer investigação para apurar causa de desmoronamento no porto da Anglous Ferrous

Da Redação da Agência Amapá 
Veja mais fotos: clique aqui.

Na manhã desta quinta-feira, 28, o governador Camilo Capiberibe, acompanhado de técnicos da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, além de secretários de Estado, esteve na empresa Anglous Ferrous, em Santana, para verificar pessoalmente a área do acidente e ao mesmo tempo solicitar que seja feita uma investigação para apurar as causas.

De imediato a empresa será notificada pelo Instituto do Ambiente e Ordenamento Territorial do Estado do Amapá (Imap) para que apresente o Plano de Emergência. Paralelamente a isso, os técnicos do órgão, com o apoio do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (Iepa), Secretaria de Estado da Indústria e Comércio, mais o Batalhão Ambiental já iniciaram uma vistoria no local.
Governador Camilo conversou com os familiares das vítimas informando as ações que estão sendo tomadas"Também será solicitado que seja contratada uma empresa para fazer um laudo, cujo acompanhamento será feito pelos técnicos do governo para que se descubram as causas do desmoronamento", informou o diretor do Imap, Maurício de Souza.

O resgate
O governador Camilo Capiberibe disse que de imediato o Corpo de Bombeiros, com uma equipe de dez mergulhadores, se concentra no resgate das vítimas, para dar uma resposta às famílias, e que todos os órgãos do Governo Estadual estão mobilizados.
"Vamos trabalhar conjuntamente para saber o que aconteceu e principalmente para evitar no futuro que acidentes como esses voltem a se repetir. Agora, uma perícia profunda precisa ser feita no local para saber se cabe a responsabilidade a alguém".

As famílias
Camilo Capiberibe, após inspecionar o local do acidente, conversou com os familiares das vítimas, que estavam numa das salas da empresa, informando as ações que estão sendo tomadas. "Nossa primeira preocupação é resgatar os trabalhadores e garantir o amparo psicológico às famílias, o que já está sendo feito pela empresa".


Aguardando laudo
Sobre as causas do acidente, o governador Camilo Capiberibe fez questão de declarar que qualquer comentário sobre o assunto é especulação. Que somente laudos feitos por técnicos especialistas na área é que poderão afirmar com precisão o que de fato ocorreu. "Entender o que de fato aconteceu vai ajudar a evitar que outros acidentes desta natureza voltem a ocorrer", resumiu.


O acidente
De acordo com relatos de trabalhadores, o acidente ocorreu por volta da meia noite, com o desmoronamento de terras na encosta do porto e a consequência foi o desabamento do píer. O Corpo de Bombeiros foi acionado e ainda conseguiu resgatar, com vida, dois trabalhadores. Seis ainda estão desaparecidos. A área desmoronada corresponde aproximadamente 230 metros de frente por 70 metros de fundo.


Em Brasília
Pelas redes sociais, o senador João Alberto Capiberibe disse que conversou com o ministro dos Portos, Leônidas Cristino, sobre o acidente do porto de Santana e que o mesmo acionará sua equipe para acompanhar o caso. O deputado federal Sebastião Rocha comentou também nas redes sociais que vai solicitar perícia oficial junto a Marinha do Brasil e Secretaria Nacional dos Portos.
Paulo Ronaldo/Secom
Camilo quer apuração sobre causas do acidente que teve vítimas em Santana Camilo quer apuração sobre causas do acidente que teve vítimas em Santana Reviewed by Nezimar Borges/ Ana Maria Marat on sexta-feira, março 29, 2013 Rating: 5

SE VOCÊ TEM ALGUMA NOTÍCIA PARA COMPARTILHAR, ENVIE PARA O WHATSAPP (96)98135-3197.


O Diário do Meio do Mundo é um site de jornalismo independente. Contribua para mantê-lo online. Obrigado! Se você não tem uma conta no PayPal, não há necessidade de se inscrever para doar ou assinar, você pode apenas usar qualquer cartão de crédito ou de débito. Para quem prefere fazer depósito em conta: Banco do Brasil; Agência: 2825-8; CC: 219.880-0.


Post AD