Header AD

“Visão para Todos” volta depois de 10 anos

Programa “Visão para Todos”: cirurgias avançam e pacientes já comemoram os resultados

Da Redação - Agência Amapá
Já sem o tampão nos olhos, a aposentada Elcy Monteiro se emociona ao afirmar que voltou a enxergar:
“logo, farei meu crochê de novo.

Passados quatro dias do início das cirurgias de catarata realizadas no último sábado, 23, no Hospital Estadual de Clínicas Alberto Lima (HCAL), a maioria dos pacientes submetidos aos procedimentos já comemora os resultados. A ação marcou a retomada pelo governador do Amapá, Camilo Capiberibe, do programa "Visão para Todos", desativado há vários anos.

Os relatos dos pacientes do pós-operatório são os mais diferentes possíveis, mas todos convergem para uma situação em comum: a felicidade de voltar a enxergar novamente e saber que, em breve, estarão desenvolvendo tarefas que, por conta da cegueira da catarata, ficaram impedidos de fazer.

O agricultor Raimundo Ferreira Ramos, 69, que trabalhou a vida inteira em Mazagão, conta os dias para voltar a mexer com o plantio de hortaliças e caçar naquele município. Hoje, ele reside em Macapá, mas, com a visão recuperada, já planeja retornar sua rotina na roça no interior.


A mesma expectativa vive o caminhoneiro Walter Barbosa Gonçalves, 55, que também foi operado de catarata. Ele aguarda com a ansiedade a liberação médica para voltar a dirigir caminhão, profissão interrompida há cerca de dois anos quando a catarata o deixou completamente cego do lado esquerdo. Hoje, com a visão recuperada, Walter Barbosa já quer retomar a profissão.

Para a aposentada Maristela Barata da Silva, 71, o sonho de exercer novamente o ofício de costureira está cada vez mais próximo. A aposentada é uma das pessoas que já passou pela cirurgia de catarata nessa primeira etapa e se recupera com sucesso.

O motorista Augusto de Carvalho de Sá, 74, é outro que comemora o resultado de sua cirurgia realizada no sábado, 23. Por conta da cegueira, ele deixou de dirigir, passear e até andar de ônibus, tarefas que já pensa em restabelecê-las em breve. A esposa Euzuíla Souza Araújo, 52, lembra que, antes, o marido andava muito triste com a autoestima baixa, "Depois que ele fez a cirurgia, está mais feliz e motivado dentro de casa".

Já sem o tampão nos olhos, a aposentada Elcy Monteiro se emociona ao afirmar que voltou a enxergar: “logo, farei meu crochê de novo”

A professora aposentada Elcy Monteiro Sena, 68, que desde 2006 aguardava por uma cirurgia de catarata, agradeceu primeiramente a Deus por também ter recuperado a visão, a partir da cirurgia que fez no sábado. Já sem o tampão nos olhos, ela, que estava completamente cega até aqui, se emociona ao afirmar que voltou a enxergar. "Logo, farei meu crochê de novo. Agora posso caminhar sozinha dentro de casa sem temer uma queda", finalizou.

Edy Wilson Silva/Sesa
“Visão para Todos” volta depois de 10 anos “Visão para Todos” volta depois de 10 anos Reviewed by Nezimar Borges/ Ana Maria Marat on quarta-feira, fevereiro 27, 2013 Rating: 5

SE VOCÊ TEM ALGUMA NOTÍCIA PARA COMPARTILHAR, ENVIE PARA O WHATSAPP (96)98135-3197.


O Diário do Meio do Mundo é um site de jornalismo independente. Contribua para mantê-lo online. Obrigado! Se você não tem uma conta no PayPal, não há necessidade de se inscrever para doar ou assinar, você pode apenas usar qualquer cartão de crédito ou de débito. Para quem prefere fazer depósito em conta: Banco do Brasil; Agência: 2825-8; CC: 219.880-0.


Post AD