Header AD

“Visão para Todos” volta depois de 10 anos

Programa “Visão para Todos”: cirurgias avançam e pacientes já comemoram os resultados

Da Redação - Agência Amapá
Já sem o tampão nos olhos, a aposentada Elcy Monteiro se emociona ao afirmar que voltou a enxergar:
“logo, farei meu crochê de novo.

Passados quatro dias do início das cirurgias de catarata realizadas no último sábado, 23, no Hospital Estadual de Clínicas Alberto Lima (HCAL), a maioria dos pacientes submetidos aos procedimentos já comemora os resultados. A ação marcou a retomada pelo governador do Amapá, Camilo Capiberibe, do programa "Visão para Todos", desativado há vários anos.

Os relatos dos pacientes do pós-operatório são os mais diferentes possíveis, mas todos convergem para uma situação em comum: a felicidade de voltar a enxergar novamente e saber que, em breve, estarão desenvolvendo tarefas que, por conta da cegueira da catarata, ficaram impedidos de fazer.

O agricultor Raimundo Ferreira Ramos, 69, que trabalhou a vida inteira em Mazagão, conta os dias para voltar a mexer com o plantio de hortaliças e caçar naquele município. Hoje, ele reside em Macapá, mas, com a visão recuperada, já planeja retornar sua rotina na roça no interior.


A mesma expectativa vive o caminhoneiro Walter Barbosa Gonçalves, 55, que também foi operado de catarata. Ele aguarda com a ansiedade a liberação médica para voltar a dirigir caminhão, profissão interrompida há cerca de dois anos quando a catarata o deixou completamente cego do lado esquerdo. Hoje, com a visão recuperada, Walter Barbosa já quer retomar a profissão.

Para a aposentada Maristela Barata da Silva, 71, o sonho de exercer novamente o ofício de costureira está cada vez mais próximo. A aposentada é uma das pessoas que já passou pela cirurgia de catarata nessa primeira etapa e se recupera com sucesso.

O motorista Augusto de Carvalho de Sá, 74, é outro que comemora o resultado de sua cirurgia realizada no sábado, 23. Por conta da cegueira, ele deixou de dirigir, passear e até andar de ônibus, tarefas que já pensa em restabelecê-las em breve. A esposa Euzuíla Souza Araújo, 52, lembra que, antes, o marido andava muito triste com a autoestima baixa, "Depois que ele fez a cirurgia, está mais feliz e motivado dentro de casa".

Já sem o tampão nos olhos, a aposentada Elcy Monteiro se emociona ao afirmar que voltou a enxergar: “logo, farei meu crochê de novo”

A professora aposentada Elcy Monteiro Sena, 68, que desde 2006 aguardava por uma cirurgia de catarata, agradeceu primeiramente a Deus por também ter recuperado a visão, a partir da cirurgia que fez no sábado. Já sem o tampão nos olhos, ela, que estava completamente cega até aqui, se emociona ao afirmar que voltou a enxergar. "Logo, farei meu crochê de novo. Agora posso caminhar sozinha dentro de casa sem temer uma queda", finalizou.

Edy Wilson Silva/Sesa
“Visão para Todos” volta depois de 10 anos “Visão para Todos” volta depois de 10 anos Reviewed by Nezimar Borges/ Ana Maria Marat on quarta-feira, fevereiro 27, 2013 Rating: 5

Nenhum comentário




SE O LEITOR TEM ALGUMA NOTÍCIA PARA COMPARTILHAR, ENVIE PARA O WHATSAPP (96)98135-3197.


O Diário do Meio do Mundo é espaço dedicado ao jornalismo independente. Contribua para mantê-lo online. Obrigado! Se não tem conta no PayPal, não é necessidade se inscrever para doar ou assinar, basta apenas usar o cartão de crédito ou de débito. Para quem prefere fazer depósito em conta: Banco do Brasil; Agência: 2825-8; CC: 219.880-0.


Post AD