Header AD

Senador Randolfe discursa, diz que Cuba é de “causar inveja e vergonha”

Cuba tem vários problemas, mas também inúmeras conquistas, argumenta Randolfe


Agência Senado: Em discurso nesta quinta-feira (21), o senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) argumentou que, embora a realidade de Cuba apresente problemas, como pouca liberdade de expressão, não há como negar diversos avanços daquele regime, principalmente no campo social.
- Costuma-se criminalizar Cuba e esquecer as conquistas da revolução e de fazer comparação de dados que deveriam servir de exemplo – afirmou.
Randolfe ressaltou que apenas dez anos depois da revolução cubana a taxa de mortalidade infantil já estava praticamente zerada e o governo anunciava que Cuba era território livre de analfabetismo. Para o senador, é de “causar inveja e vergonha” o fato de Cuba ter erradicado o analfabetismo 35 anos atrás e o Brasil ainda ter 9% de sua população analfabeta.
- Não podemos nos inspirar em exemplos como esses? Será que vamos ficar no discurso fácil e não reconhecer as conquistas sociais que lá tivemos? Tão autoritário quanto os que agridem Yoani Sanchez é o não reconhecimento das conquistas que existem – disse.
Randolfe disse considerar notável que um país que enfrenta bloqueio econômico há décadas não tenha crianças moradoras de rua e oferte educação para todas as crianças.
O senador lembrou que o sistema de saúde cubano também merece elogios e que os cursos de Medicina da ilha são considerados excelentes.
Em aparte, a senadora Ana Amélia (PP-RS) afirmou que o sistema penal de Cuba também é considerado mais eficiente e humano que o brasileiro.
_
Senador Randolfe discursa, diz que Cuba é de “causar inveja e vergonha” Senador Randolfe discursa, diz que Cuba é de “causar inveja e vergonha” Reviewed by Nezimar Borges/ Ana Maria Marat on sexta-feira, fevereiro 22, 2013 Rating: 5

SE VOCÊ TEM ALGUMA NOTÍCIA PARA COMPARTILHAR, ENVIE PARA O WHATSAPP (96)98135-3197.


O Diário do Meio do Mundo é um site de jornalismo independente. Contribua para mantê-lo online. Obrigado! Se você não tem uma conta no PayPal, não há necessidade de se inscrever para doar ou assinar, você pode apenas usar qualquer cartão de crédito ou de débito. Para quem prefere fazer depósito em conta: Banco do Brasil; Agência: 2825-8; CC: 219.880-0.


Post AD