Header AD

1,6 milhão pedem "Fora Renan"

Senadores recebem petição contra Renan Calheiros

renan

Um grupo de "ativistas anticorrupção" - como se autodenominam os integrantes - fez a entrega simbólica de petição com 1,6 milhão de assinaturas virtuais, pedindo o afastamento de Renan Calheiros (PMDB-AL) da presidência do Senado. Apenas os senadores João Capiberibe (PSB/AP), Pedro Taques (PDT-MT), que disputou o cargo, Cristovam Buarque (PDT-DF), Pedro Simon (PMDB-RS), Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) e Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP) estiveram presentes. Também participou o deputado federal Chico Alencar (PSOL-RJ).

Foram entregues aos parlamentares 15 caixas vazias, simbolizando as assinaturas coletadas na internet. "As denúncias contra Renan são graves e agora reforçadas pela representação do procurador-geral, Roberto Gurgel, ao STF. Ele renunciou à Presidência do Senado em 2007 para escapar da cassação do mandato e agora volta ao mesmo cargo. Isso é inadmissível", afirmou Pedro Abramovay, diretor de Campanhas da Avaaz, a maior comunidade de petições do mundo.

Em um breve discurso, João Capiberibe destacou a Lei da Transparência (Lei Complementar 131/2009) e ressaltou a importância da população exercer o controle social, aproveitando as ferramentas disponibilizadas pela internet.

Para ele, apesar dos avanços, ainda falta um passo decisivo para que a população possa exercer de fato uma participação democrática no país: o controle social dos orçamentos. “O Senado tem muito dinheiro e a população precisa ficar atenta e fiscalizar a aplicação desse dinheiro” – disse Capiberibe.
Depois da entrega das assinaturas aos senadores, os ativistas dirigiram-se ao STF, para entregar uma carta pedindo celeridade aos ministros quanto à decisão de acolher ou não a representação do procurador-geral, Roberto Gurgel, contra Renan Calheiros. Também pretendem levar uma representação à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), pedindo que a entidade entre com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) contra o regimento do Senado, para que a eleição da Mesa Diretora por meio de voto secreto seja considerada inconstitucional.
(Aline Guedes)

1,6 milhão pedem "Fora Renan" 1,6 milhão pedem "Fora Renan" Reviewed by Nezimar Borges/ Ana Maria Marat on quinta-feira, fevereiro 21, 2013 Rating: 5

SE VOCÊ TEM ALGUMA NOTÍCIA PARA COMPARTILHAR, ENVIE PARA O WHATSAPP (96)98135-3197.


O Diário do Meio do Mundo é um site de jornalismo independente. Contribua para mantê-lo online. Obrigado! Se você não tem uma conta no PayPal, não há necessidade de se inscrever para doar ou assinar, você pode apenas usar qualquer cartão de crédito ou de débito. Para quem prefere fazer depósito em conta: Banco do Brasil; Agência: 2825-8; CC: 219.880-0.


Post AD